APRENDA A
USAR O SOLIDWORKS E TORNE-SE UM PROFISSIONAL COMPLETO DE ENGENHARIA COM O USO
DESTA FERRAMENTA
Usar
um software de projeto 3D nos dias atuais é o que vai te diferenciar no
mercado de trabalho e na sua empresa!
CONTEUDO:
Aula 1 – Introdução e Interface de Usuário do SOLIDWORKS
O que é o software SOLIDWORKS CAD 3D?
Sobre o curso SOLIDWORKS Profissional
Interface de Usuário do SOLIDWORKS
Intenção do projeto: o que é?
Aula 2 – Esboços
Esboço 2D e estágios do processo
Entidades e esboço básico
O que devemos nos atentar durante o esboço 2D
Como aplicar relações no seu esboço
- Dimensões no esboço 2D
Aula 3 – Modelagem Básica
Estágios do processo da modelagem básica
Ferramentas utilizadas: extrusão, cortes, filetes, etc
Escolhendo o perfil e plano do esboço
Detalhamento da peça: vista padrão, opções de extrusão, plano, perfil e intenção do projeto
Assistente de furação e tipos de furos
Vistas do desenhos e detalhamento básico
Inserindo e alterando dimensões no modelo
Como associar o modelo e meu desenho
Aula 4 – Simetria e Inclinação
Como aplicar simetria no meu esboço: antes e após desenhar
Opções de exibição e modificação do meu modelo
Dicas de atalhos no teclado
Criar furos no modelo
Utilizando a ferramenta offset
Aula 5 – Padrão Linear, Circular e Acionado por Esboço
Padrões: por quê utilizá-los?
Padrão linear
Padrão circular
Padrão acionado por esboço
Recurso espelhar
Criar geometria de referência como eixos e planos
Aula 6 – Revolução
Recurso de revolução
Técnicas especiais de dimensionamento
Recurso de casca
Entidade de esboço ranhura
Recurso de varredura
Sólidos com múltiplos corpos
Editar material
Aparências, cenas e decalques
Propriedade de massa
Propriedades dos arquivos
Aula 7 – Nervuras
Estágios do processo de aplicação de nervuras
Recursos finos
Aplicação de nervuras
Filetes arredondados
Aula 8 – Reparo de Peças
Obtendo informações do meu modelo
Corrigindo problemas encontrados
Reparar o esboço e ferramenta de reconstrução
Aula 9 – Alterações no Projeto
Como realizar modificações no meu projeto
Aprendendo a usar ferramentas de alterações
Alteração do meu projeto utilizando o Instant 3D
Aula 10 – Configurações
O que é e como acessar o Configuration Manager?
Definir, alterar, renomear e copiar as configurações
Modelos padrões e referências múltiplas
Aula 11 – Variáveis Globais e Equações
O que são variáveis globais?
Como definir minhas variáveis globais no projeto
O uso de equações na construção dos seus modelos
Aula 12 – Desenho Técnico
Elaborando o desenho técnico do meu projeto
Vistas: de seção, de modelo, de detalhe e quebrada
Linhas de centro
Inserir anotações
Símbolos: recurso de referência primária, acabamento de superfície e tolerância geométrica
Lista de Materiais automática (Bill of Materials - BOM)
Configurando o template da Lista de Materiais
Adicionar folhas de desenho
Aula 13 – Montagens
Construindo montagem com os componentes modelados
Inserir e posicionar seus componentes no ambiente de montagem
Árvore de montagem: anotações, componentes fixos e relações dos posicionamentos
Inserindo componentes e adicionando relações: paralelo, coincidente, concêntrico, entre outros
Criando novas instâncias
Como inserir submontagens no seu modelo principal
Aula 14 – Recursos de Montagem
Propriedade do componente
Propriedade de massa no ambiente de montagem
Como verificar interferências e colisões entre os componentes
Alterando as dimensões dos recursos dos componentes
Explosão da montagem: criar vista explodida e linhas de explosão
Animação da vista explodida
Lista de materiais (BOM) no ambiente de montagem 3D
Criação do desenho técnico da montagem
0 Comentários